Camisinha estourou

    Camisinha estourou? Veja o que você deve fazer se isso acontecer!

    23 jul. 2021

    Camisinha estourou? Veja o que você deve fazer se isso acontecer!

    Vocês estão no maior amasso, curtindo uma transa bem pegada e, de repente, se dão conta que o inesperado aconteceu: a camisinha estourou! E agora, o que fazer nessa situação?

    Em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Afinal, se desesperar não vai ajudar em nada, certo? Mas algumas precauções são importantes, sim, já que, além da gravidez não planejada, o preservativo nos protege de diversas Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

    Mas como saber se a camisinha estourou e o que fazer caso tenha mesmo se rompido? Continue por aqui que a gente explica!

    Quais fatores podem fazer a camisinha estourar?

    Se estiver tudo nos conformes e vocês colocarem a camisinha direitinho, as chances de ela romper são bem pequenas. Contra a gravidez, a eficácia é de 98%, mas essa proteção cai para 85% quando o preservativo não é usado da forma correta.

    Quando o assunto é prevenção de ISTs, a camisinha é o método mais eficaz, então, tem que ficar de olho mesmo. Veja só quais são os principais motivos que levam a camisinha a estourar.

    Falta de lubrificação

    O atrito da camisinha com a mucosa da vagina ou do ânus pode fazer com que ela estoure, caso as regiões não estejam bem lubrificadas. Somente a saliva não é suficiente, pois rapidamente seca ou é absorvida.

    O ideal é que você capriche nas preliminares para a estimular a lubrificação natural da vagina e que aproveite a ajudinha dos produtos lubrificantes para curtir o prazer anal. Quando tudo desliza bem fácil, o sexo fica muito mais gostoso, concorda?

    Tamanho inadequado

    Tamanho não é documento, mas, quando o assunto é vestir a touquinha, o tamanho importa sim! Quando a camisinha for muito grande para o pênis, há perigo inclusive de ela escapar, o que inutiliza a finalidade do produto.

    Quando ela for pequena demais, além de ser desconfortável para quem a usa, há risco de estourar, já que o látex é esticado além do que consegue suportar. O negócio é encontrar o tamanho de camisinha perfeito para você.

    Produto sem qualidade

    “Confiei em ti, camisinha, por que me traíste?” É… A qualidade da camisinha também influencia essa questão. Por isso, pesquise bem e escolha sempre produtos de confiança e adequados às suas necessidades.

    É bom ficar de olho na data de validade, hein? Mesmo os produtos com ótima qualidade devem ser descartados (sem usar!) se estiverem vencidos, pois podem ressecar e estourar.

    O que fazer se a camisinha estourar?

    Muito bem, mas o que fazer ao se deparar com a camisinha estourada? Em primeiro lugar, manter a calma!

    Porém, a ação deve ser rápida. Caso o preservativo vaze ou rompa durante o uso, procure por ajuda médica o quanto antes possível, dentro de 72 horas. Cuidados imediatos auxiliam na prevenção de gravidez não planejada e evitam a transmissão de ISTs.

    A seguir, a gente te conta detalhes sobre alguns dos procedimentos preventivos.

    Pílula do dia seguinte

    A pílula do dia seguinte serve como um contraceptivo de emergência, para ser usada em situações como o estouro inesperado da camisinha. Mas atenção: a ação da pílula perde a eficácia com o tempo — após 72 horas, o efeito é reduzido. Portanto, se acontecer qualquer imprevisto, procure ajuda médica ou farmacêutica o quanto antes, para garantir a eficácia do método.

    Profilaxia Pós-exposição de Risco (PEP)

    Outra medicação aliada para esses momentos é a PEP, que previne o desenvolvimento das ISTs. A sigla vem do termo inglês Post-Exposure Prophylaxis, traduzido como profilaxia pós-exposição.

    O tratamento está disponível no SUS e auxilia na prevenção de ISTs, tais como o HIV, a hepatite B, a sífilis, a gonorreia, a clamídia e a tricomoníase. Ah! Lembre-se de que você deve procurar auxílio médico para receber as orientações corretas do tratamento profilático, ok?

    Outro lembrete importe aqui: nunca abra o pacote da camisinha com os dentes, nem com uma tesoura ou qualquer objeto cortante e pontiagudo. Tenha o cuidado de seguir as instruções de uso, apertando a ponta da camisinha na hora de colocar. Caso contrário, a camisinha pode não funcionar corretamente.

    Apesar de nenhum tipo de contraceptivo proporcionar 100% de proteção, a camisinha é o método mais eficaz contra ISTs e gravidez não planejada. Então, continue sempre se protegendo!

    Escolha bons produtos e abuse com gosto dos lubrificantes — eles vão te ajudar a ter mais prazer, sem abrir mão da segurança. E, se a camisinha estourou, apenas mantenha a calma e se organize para resolver a questão com rapidez.

    Conseguimos te ajudar com as dúvidas? Então, compartilhe o post para que mais gente saiba o que fazer quando a camisinha estourar!